Especialidades
Fraturas | Infecções | Sequelas Ósseas
Dr. Éverton Rigo
Ortopedista e Traumatologista
Alongamento e Reconstrução Óssea
CRM - 32374 | TEOT: 12746
Especialista em fraturas, infecções e sequelas ósseas
Fraturas Ósseas
Uma fratura óssea é a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. As fraturas ósseas são acontecimentos muito frequentes, em ambientes domésticos ou acidentes de trânsito, no trabalho, no esporte entre outros. O tratamento das fraturas ósseas depende do tipo e das características: a cirurgia ou a imobilização com gesso e talas gessadas.
Há uma grande variedade de fraturas. Elas podem ser múltiplas ou únicas, por encurtamento muscular violento ou por torção, completas ou incompletas, oblíquas, epifisárias, fechadas ou abertas.
Infecções
Infecção Óssea também chamada de osteomielite, pode resultar quando bactérias ou fungos invadem um osso. Em crianças, as Infecção Ósseas geralmente ocorrem nos ossos longos dos braços e pernas. Em adultos, eles geralmente aparecem nos quadris, coluna e pés. Essas infecções podem ocorrer repentinamente ou durar um longo período de tempo, se não forem devidamente tratados. A causa mais comum de Infecção Óssea é a bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser aguda ou crônica e costuma afetar ossos longos como das pernas e braços, apresentando sinais de dores e febre alta.
O Tratamento da infecção óssea é realizado com uso de antibióticos, via intravenosa ou até mesmo cirurgias.
Sequelas Ósseas
Após o tratamento, grande parte das fraturas é curada sem deixar sequelas, pois os ossos se consolidam corretamente. No entanto, em alguns processos de reparação óssea, sua forma ou função não são restabelecidas por completo. Isso acontece quando há complicações associados à fratura, ou imobilização deficiente ou removida demasiadamente cedo.
As sequelas de fraturas mais comuns são:
- Consolidação viciosa (encurtamento ósseo);
- Pseudoartrose;
- Infecção óssea (osteomelite);
Dr. Éverton Rigo
Ortopedista e Traumatologista
Alongamento e Reconstrução Óssea
CRM - 32374 | TEOT: 12746
Ortopedista e Traumatologista
Alongamento e Reconstrução Óssea
CRM - 32374 | TEOT: 12746
Especialista em fraturas, infecções e sequelas ósseas

Fraturas Ósseas
Uma fratura óssea é a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. As fraturas ósseas são acontecimentos muito frequentes, em ambientes domésticos ou acidentes de trânsito, no trabalho, no esporte entre outros. O tratamento das fraturas ósseas depende do tipo e das características: a cirurgia ou a imobilização com gesso e talas gessadas.Há uma grande variedade de fraturas. Elas podem ser múltiplas ou únicas, por encurtamento muscular violento ou por torção, completas ou incompletas, oblíquas, epifisárias, fechadas ou abertas.

Infecções
Infecção Óssea também chamada de osteomielite, pode resultar quando bactérias ou fungos invadem um osso. Em crianças, as Infecção Ósseas geralmente ocorrem nos ossos longos dos braços e pernas. Em adultos, eles geralmente aparecem nos quadris, coluna e pés. Essas infecções podem ocorrer repentinamente ou durar um longo período de tempo, se não forem devidamente tratados. A causa mais comum de Infecção Óssea é a bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser aguda ou crônica e costuma afetar ossos longos como das pernas e braços, apresentando sinais de dores e febre alta.O Tratamento da infecção óssea é realizado com uso de antibióticos, via intravenosa ou até mesmo cirurgias.

Sequelas Ósseas
Após o tratamento, grande parte das fraturas é curada sem deixar sequelas, pois os ossos se consolidam corretamente. No entanto, em alguns processos de reparação óssea, sua forma ou função não são restabelecidas por completo. Isso acontece quando há complicações associados à fratura, ou imobilização deficiente ou removida demasiadamente cedo.As sequelas de fraturas mais comuns são:
- Consolidação viciosa (encurtamento ósseo);
- Pseudoartrose;
- Infecção óssea (osteomelite);